Projeto Vivências da Terra é apresentado aos vereadores de Pinto Bandeira

por pibadm publicado 14/01/2026 12h03, última modificação 14/01/2026 12h03
Iniciativa cultural prevê a produção de livro e curta-metragem em comemoração aos 30 anos de emancipação do município

Na noite de terça-feira, 13 de janeiro, após a realização da primeira Sessão Ordinária do ano, os vereadores da Câmara Municipal de Pinto Bandeira receberam a visita da jornalista e produtora cultural Daniela Sandrin Copat e do diretor, roteirista e produtor audiovisual Boca Migotto.

Na ocasião, os idealizadores apresentaram aos parlamentares o Projeto Vivências da Terra – Pinto Bandeira, iniciativa cultural que tem como objetivo retratar a trajetória histórica do município, desde a chegada dos primeiros imigrantes até os dias atuais, valorizando a memória, a identidade e o patrimônio cultural local.

A proposta prevê a publicação de um livro e a produção de um curta-metragem, ações que irão integrar as comemorações dos 30 anos de emancipação político-administrativa de Pinto Bandeira.

O projeto foi cadastrado para captação de recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), mecanismo que possibilita a empresas e contribuintes destinar parte do imposto devido ao apoio de projetos culturais previamente aprovados, contribuindo para o fortalecimento da cultura e o desenvolvimento social.

Além do apoio institucional, a comunidade também está convidada a participar, seja por meio do incentivo financeiro permitido pela LIC ou pelo engajamento e valorização das ações culturais que preservam a história e a identidade do município. A participação da sociedade é fundamental para o sucesso da iniciativa.

A Câmara Municipal de Pinto Bandeira parabeniza os idealizadores do projeto e reafirma seu apoio a ações que promovem a valorização da cultura e da história local.